ENTREVISTA E OBSERVAÇÃO. INTRUMENTOS CIENTÍFICOS EM INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA

Ângela Sofia Lopes Simões, Ana Paula Gonçalves Antunes Sapeta

Resumen


O Ser Humano conhece e compreende através da observação e quando da observação resultam dúvidas, o Ser Humano questiona.

A observação e a entrevista, como ato intelectual de questionar o fenómeno estudado, tornam-se uma técnica científica a partir do momento em que passam pela sistematização, planeamento e controlo da subjetividade. Não se trata apenas de ver, de questionar, mas de examinar. Não se trata somente de auscultar, mas de entender.

Este artigo pretende apresentar uma revisão metodológica acerca da utilização da entrevista e observação como instrumentos de recolha de dados, elaborada durante a investigação apoiada na Grounded Theory, realizada no contexto do Doutoramento em Enfermagem da Universidade de Lisboa. A partir da exploração teórica e da vivência pessoal da utilização dos instrumentos apresenta-se as contribuições e riscos da aplicabilidade dos mesmos. Conclui-se que a entrevista e a observação constituem elemento fundamental na investigação qualitativa.


Palabras clave


Investigação qualitativa; Entrevista; Observação.

Texto completo:

PDF (Português (Brasil))

Enlaces de Referencia

  • Por el momento, no existen enlaces de referencia


Grupo de Interés Especial en Investigación Cualitativa en Español y Portugués                                                                                         International Association of Qualitative Inquiry

ISSN 2473-4985